quinta-feira, 7 de maio de 2009

Amor ou Paixão!

Qual a diferença entre estes dois sentimentos que faz com que qualquer ser mortal enlouqueça?

O que é o amor? Como traduzir um sentimento que se apresenta de várias formas e de maneiras diferentes? E repetidas vezes na vida?! Não existe um único amor, não exisate apenas um amor verdadeiro! Não existe um unico amor eterno! Sabem porque?! Todo amor é unico (enquanto dure). Todo amor é verdadeiro (porque quando se ama, aquele amor é a verdade da vida). Todo amor é eterno (enquanto não chega outro). A quem diga que existe amor inesquecível, será mesmo? Ou será que nós endeusamos o amado, ou usamos do inesquecível para nos proteger de uma grande paixão? Fica aqui a pergunta. Todo aquele que ama ou amou já sofreu. Isso combina com o maior dos sentimentos? Ou não será a paixão o maior de todos eles?! Ontem eu ouvi alguém defender com entusiasmo a diferença entre ambos. Suponho que este alguém já tenha experimentado uma grande paixão, por que do contrário jamais poderia entender o amor. Amor e paixão não andam juntos. Quem anda juntinho, coladinho é o odio. Quem já amou também já odiou. E diante do discurso desse alguém eu não consegui pronunciar uma palavra sequer. Emudeci! Sofri por mim e por ele (nada em especial em ser ele), porque fiquei me perguntando como uma pessoa não consegue se livrar das garras de uma amor que passou transformando-se em dor e sofrimento Todo aquele que ama deve ter um cuidado redobrado para não se tornar um personagem que dita frases que nem sequer consegue crêr. E se esse amor não passou, porque deixá-lo tão a flor da pele para que tantos percebam. O amor tem destas coisas. Já a paixão é vibrante, enloquecedoura, não vê nada além do sentir, do prazer, do tocar, do explodir.

Ontem eu pude visualizar ou sentir uma pessoa dentro da outra de epocas tão distintas, diferentes e ao mesmo tempo idêntica. Alguém esqueceu que o tempo passou, que a fila andou, e hoje é passado. Não que cada escolha seja uma renúncia, mas sim, que cada escolha representa uma nova razão de viver, cada coisa a seu tempo. É amigo, quem ama se esconde atrás dos mais variados pretextos. Quem se apaixona e se torna passional, vive o agora sem sequer olhar para trás. Aprendam a fechar suas gavetas, não por outros amores ou paixões que cheguem, mas sim por voces para que não percam a oportunidade de amar de novo. E se me permitem uma observação; não amem mais, apaixonem-se simplesmente. E gostaria muito de ver voces em outra situação.

sábado, 2 de maio de 2009

"Se pela força da distância tu te ausentas...pelo poder que há na saudade voltarás."

O melhor de mim eu devo a voce. O melhor presente de Deus foi profetizado na unção de tua fé. E hoje ainda que muitos não entendam ou e não tenham certeza eu tenho porque mesmo caminhando nos contrários eu tenho sua direção espiritual. Não sou terreno baldio, não enviuarei de mim mesma. Serei apenas alguém cujo olhar ao encontrar o de outra pessoa demorará muito mais. Somos humanos demais, e as marcas do eterno estão sobre nós filhos do céu.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um novo amor que chega.

De repente, não mais que de repente voce dá uma freada na vida e descobre que está quase tudo errado, que muita coisa precisa modificar, que voce se arrependeu, e fica se perguntando onde o erro aconteceu, e como só agora voce viu! Voce se entristece, se enfurece, esbraveja, e promete mudanças. Mudanças de atitudes, conceitos, opiniões. Vai para o cabelereiro faz um corte radical, muda a cor dos cabelos. Começa a mudar o exterior porque sabe que para mudar o interior vai precisar de coragem. Muito bem planos traçados, execução. Começa tudo errado. Sua primeira barreira já instalada há muito tempo chama-se preconceito; a outra que vem a seguir chama-se mêdo. Assustada voce se pergunta porque? Onde está a Phênix? Mergulha no seu interior e começa fazendo uma arrumação; uma verdadeira faxina. Muda de lugar as recordações, coloca as tristezas no fundo de tudo bem escondida junto com as magoas (que voce não consegue jogar fora). A sua frente está a caixa dos momentos felizes, dos amores inesquecíveis (foram tantos), mas voce percebe uma pequena caixa na pontinha da prateleira quase caindo. A pequenina caixa parece fazer um enorme malabarismo para se manter na estante. Intrigada pelo tamanho e pela teimosia em ficar, voce resolve pegar e a abre. Surprêsa, voce se depara com um novo amor, tão pequeno e tão frágil precisando de cuidado. Seu gesto inicial é jogá-lo fora porque ele é tão diferente dos outros amores já vividos. Voce se dá conta da maneira calma que ele chegou e se instalou no seu coração. Voce o observa e vê a doçura contida nele. Se enche de coragem e com carinho o coloca novamente na estante. Esse amor; é "voce", e eu ficarei aqui ,me preparando para coloca-lo numa caixa maior, mesmo que seja por breve tempo. E volto a arrumar tudo.

Entre a Razão e a Emoção.

O dia amanheceu azul e rosa, mais rosa do que azul. Há muito tempo eu não via o nascer do sol. O vento soprava de um jeito brejeiro, e a chuva fina que caía era sem dúvida um convite a uma caminhada. E assim quando muitos durmiam acompanhados ou não; aquecidos em suas camas prisioneiros da obrigação de ali estar; eu caminhava solitária e livre ao sabor do vento e da carícia da chuva. Durante o passeio, com as sandálias nas mãos, cabelo molhado, vestido colado, aquele friozinho de manhã preguiçosa, eu olhei para o lado e descobri que voce estava ali . Juntinho de mim esperando um gesto, um sinal, para que sem disfarce voce pudesse segurar minhas mãos nas suas. E assim em silêncio, lado a lado, caminhamos. Apenas nosso olhar dizia o que nossos corações ansiavam. Mais de uma vez demoramos mais olhando um para o outro, e sem que nenhum de nós entendesse continuamos assim, tão próximo, sem nada fazer. Todo esse caminho teve a dimensão de uma eternidade. Ouvíamos apenas o que a razão nos dizia, fizemos calar a voz da emoção. Não nos rendemos a força deste sentimento que cresce em nossos corações, e nem sabemos que nome dar a ele. O sol fêz com a gente o que não ousamos fazer um com o outro: nos deu um abraço apaixonado. Nós sabíamos que se nossos corpos se entrelaçassem naquela amanhã o rumo de nossas vidas mudaria por completo. E assim nos despedimos. Trocamos o nosso hoje pelo amanhã que não virá.